Desafios do Empreendedorismo – Tendências de 2020
Não há uma receita certa para garantir lucro, isso já não é segredo pra ninguém. Consolidar um negócio no mercado atual exige que busquemos diferentes conhecimentos e investimentos assertivos em ferramentas e métodos eficazes de gestão empresarial. A dificuldade é natural e compreender os desafios do empreendedorismo é uma necessidade cada vez maior.
Todo empreendedor, seja ele pequeno ou grande, enfrenta uma sequência interminável de desafios. Quando as coisas parecem caminhar com uma boa gestão de pessoas, surge uma crise financeira. Quando o fluxo financeiro já não é problema, é regulada uma nova lei que modifica todo o setor. Para enfrentar e mitigar esses obstáculos, é preciso apostar em gestão preventiva e, claro, tentar antecipar-se aos desafios através de conhecimento do mercado.
Nesse artigo separamos algumas tendências que estão norteando os negócios para 2020. A pesquisa foi publicada no jornal The Economist em parceria com a BDO Consulting, Os desafios são a junção de diferentes aspectos para onde a sociedade se dirige, desde comportamentos, valores e hábitos de consumo sociais cujo impacto é global e de longo prazo.
Desafios do empreendedorismo
Desafio 1 – Centralização nos Serviços
A competição global tende a se elevar e com ele os padrões de serviços oferecidos. Se atualmente o ponto forte de uma organização é a qualidade, esse cenário pode se modificar centralizando nos serviços.
Desafio 2 – Agilidade
A velocidade se tornou um diferencial competitivo no mercado, e as empresas devem manter seus níveis de serviço em face da necessidade de agilidade em seus processos. Quase todos os empreendedores compreendem que os clientes esperam um serviço mais rápido que ajude o consumidor a economizar tempo.
Desafio 3 – Utilização das Mídias Sociais
As mídias sociais fazem um papel de fiscalizador, que antigamente era dado mais a imprensa. Isso força que as marcas voltem sua atenção para a qualidade do serviço oferecido e, claro, no aprendizado de utilizar a tecnologia a seu favor, aumentando a transparência através das mídias sociais.
Desafios 4 – Reestruturação de Rastreio de Reclamações
A tecnologia também deve forçar novas maneiras de buscar por fontes e tipos de dados que possibilitem repensar e reestruturar a forma como as empresas personalizam seus serviços e rastreiam suas reclamações.
Desafios 5 – Capacidade de Utilizar a Tecnologia ou Não
O desafio estará em perceber quando os clientes querem interagir com a tecnologia ou quando esperam um toque mais humano nos processos. A verdade é que bons colaboradores ainda serão fundamentais para a efetivação de bons serviços, porém, a tecnologia bem utilizada é cada mais fundamental para a prosperidade dos empreendimentos.
Desafio 6 – Atendimento ao Cliente
Há uma tendência de maior terceirização de diferentes aspectos de atendimento ao cliente para novos tipos de especialistas. Claro, novamente devido ao crescimento da tecnologia e do uso da internet. Ao pensar 2020, há uma linha natural no aumento da colaboração de experts que tragam novas habilidades que a organização não possui.
Desafio 7 – Aumento de Segmentos de Consumidores
O aumento de segmentos de consumidores irá forçar as empresas a encontrar novos nichos de serviços e produtos. Acredita-se se será preciso criar novas categorias de produtos e tratar os tomadores de decisão individualmente fazendo com que se sintam mais especiais.
Desafio 8 – Atendimento 24h
Junto com a expectativa dos consumidores, inclusive na ideia de unidades digitais, os clientes aspiram por poder entrar em contato com fornecedores 24 horas por dia, sete dias por semana (com maior instantaneidade).
“Se você quer algo novo, é preciso parar de fazer algo velho” – Peter Drucker
Como você pode perceber, os principais desafios do empreendedorismo em 2020 envolvem a boa valorização profissional, o respeito ao outro e ao ambiente, a boa utilização das ferramentas tecnológicas e o compartilhamento de ideias. Esses são elementos fundamentais para prosseguir em coerência com as mudanças de comportamento, não só dos clientes, mas de todo corpo colaborativo.