Dinâmica de Apresentação – Etapas Primordiais
Muito utilizada em processos seletivos, as dinâmicas de apresentação compõem uma das atividades que mais ajudam a quebrar o gelo inicial e evidenciar de maneira mais eficaz diferentes características das pessoas.
A dinâmica de apresentação também é uma ferramenta que ajuda na organização e harmonia entre os participantes, avaliando habilidades interessantes como:
- Comunicação;
- Iniciativa;
- Liderança;
- Grau de frustração ao ser desafiado;
- Capacidade de integração e mais.
Por evidenciar características tão relevantes, a atividade, apesar de ajudar na melhor escolha do profissional que mais se adequa ao perfil desejado pela empresa e na ajuda aos candidatos no conhecimento da organização, necessita de uma boa aplicação. Nesse artigo vamos falar sobre as etapas importantes das dinâmicas de apresentação, independente do estilo adotado.
As etapas essenciais das dinâmicas de apresentação
Existem diferentes formas de colocar em prática as dinâmicas de apresentação e sua escolha deve ser feita considerando o objetivo do processo seletivo. Portanto, existem estilos de dinâmicas de apresentação indicadas para a ocupação de uma vaga operacional e outro mais eficaz para escolher um candidato para um cargo de coordenação ou liderança por exemplo. Entretanto, independente de sua escolha, existem etapas importantes que devem ser respeitadas para melhor aproveitamento. Vejamos:
Apresentação
Essa fase costuma colocar os candidatos convidados a falar mais sobre sua vida profissional e pessoal, e pode ser feito com utilização de materiais e recursos diferentes, desde folhas ou cartolinas para criar uma exposição por meio de desenhos, recortes, ou outras ferramentas que complementem e facilitem a definição que o candidato tem de si próprio. Se trata de uma etapa fundamental para o bom sucesso da dinâmica.
Aquecimento
O aquecimento se trata da etapa onde são realizados jogos, brincadeiras ou outros recursos que tem por objetivo trazer leveza ao processo. Essa etapa é fundamental para deixar os candidatos mais relaxados para promover maior entrosamento entre todos os participantes.
Atividade principal
A atividade principal pode ser empregada de maneiras diferentes, dependendo dos objetivos do processo seletivo. De maneira geral, as três mais comuns passam por:
1 – Execução: os candidatos são convocados para elaborar algum produto ou projeto, criando algo inovador, apresentando viabilidade de custo, estratégia de marketing, tempo de retorno e público-alvo.
Trata-se de um processo importante para para verificar o nível de criatividade, dinamismo, conhecimento de mercado, comportamento em grupo, participação de cada um nos resultados, grau de sintonia entre o perfil avaliado e outros.
2 – Argumentação: é um processo realizado por meio de debates ou histórias, dividindo os candidatos em grupos para que cada um defenda uma tese sobre algum tema da atualidade, argumentando adequadamente para isso.
Esse processo avalia seu conhecimento sobre o assunto, seu poder de negociação e convencimento, sua habilidade de comunicar-se adequadamente, relacionamento interpessoal, maturidade e grau de facilidade de expor ideias.
3 – Situacional: esse processo faz com que cada candidato dê sua opinião sobre determinado problema do cotidiano da empresa, apontando soluções para eles. Para isso, os candidatos são divididos em equipes e precisam chegar a um acordo sobre aquilo que vão expor.
É um processo importante para avaliar a capacidade de compreensão, síntese, liderança, habilidade de análise, maturidade, respeito à opinião alheia e outros fatores importantes.
“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada” – George Bernard Shaw
Como vimos ao longo do artigo, as dinâmicas de apresentação impactam diretamente no engajamento das equipes. A verdade é que engajamento gera mais positividade e produtividade entre colaboradores. Quando não nos sentimos parte de uma unidade e não temos objetivos em comum com o restante da equipe não rendemos como deveríamos. A dinâmica de apresentação, portanto, cria um propósito em comum entre todos e aumenta a colaboração, essencial para o desenvolvimento das organizações.