O Que é Know How? O Que ele Representa?
O mercado atual exige que tenhamos conhecimento e desenvoltura, uma vez que os clientes cada vez mais buscam por diferenciais claros na hora de escolher por determinados produtos ou serviços. Diante disso, compreender o que é know how significa, na complexidade da palavra, saber como se preparar, da importância do investimento em aprimoramento e o desejo de se destacar com os melhores de sua área.
Know how é oriundo de um termo inglês que significa “saber fazer”. Refere-se, em sua essência, no conjunto de conhecimentos técnicos e práticos necessários para a realização de uma determinada atividade. É um termo muito utilizado no mundo corporativo, mas que também é constantemente visualizado e aplicado ao profissional ou à empresa.
O bom julgamento do termo know how resulta no entendimento profissional ou empresarial do domínio especializado necessário de determinado mercado, produto ou serviço. Isso nos torna referência, visto que detemos o conhecimento e apresentamos as competências determinantes para ganhar vantagem competitiva perante os concorrentes.
Por que o know how é importante para as empresas?
Empresas com know how são empresas que sabem investir em pontos cruciais de destaque no mercado. Dentre os mais importantes estão:
- Pesquisa de mercado: o conhecimento sobre os movimentos que o mercado realiza, sabendo como é possível oferecer produtos e serviços mais assertivos, é de fundamental valia.
- Empresas com know how produtivo são aquelas que sabem como investir em pesquisa de mercado e direcionar suas estratégias perante o consumidor;
- Criatividade, tecnologia e inovação: empresas competitivas no mercado investem constantemente em criatividade, tecnologia e inovação. São três elementos chave para que organizações, sejam elas pequenas ou grandes, tenham a possibilidade de oferecer produtos e serviços que carregam um caráter transformador;
- Investimento em capital humano: empresas com know how são empresas repletas de profissionais que buscam atualização constante. Ou seja, são empresas que oferecem suporte e background para que colaboradores se desenvolvam e, consequentemente, façam a organização se desenvolver também.
“Cada empresa requer desempenho em três áreas principais: ela precisa de resultados diretos, construção de valores e sua confirmação, formação e desenvolvimento de pessoas para o futuro” – Peter Drucker
Apesar de considerarmos a boa infraestrutura fator preponderante para o sucesso de uma empresa, cada vez mais notamos que são os ativos intangíveis os responsáveis pelo real crescimento de uma organização. Mas por que o know how está na lista dos ativos intangíveis?
No âmbito organizacional, o conceito de capital intelectual que abarca o conhecimento coletivo e as habilidades criativas e inventivas, são os fatores primordiais que contribuem para que as empresas desenvolvam novas formas de atuar, permitindo novas soluções e adaptação rápida aos contextos de mercado.
O mercado global passa por uma transformação significa devido ao aparecimento e desenvolvimento da tecnologia, e sua maior consequência e impacto estão nos modos de produção e relações de trabalho. Ao investirmos na gestão de conhecimento, ou seja, na nossa capacidade de entender e aplicar o que é know how, mais estamos impactando diretamente o valor das organizações, permitindo a materialização do recurso tecnológico como uma utilização prática e vantagem competitiva.