• Cursos

    Todos os Cursos

    • e-Protagonista
    • Propósito
    • Talento
    • Responsabilidade
    • Resiliência
    • Comunicação Positiva
    • Criatividade
    • Planejamento
    Comunicação Positiva – (Módulo 5 | e-Protagonismo)

    Comunicação Positiva – (Módulo 5 | e-Protagonismo)

    R$297,00
    Leia mais
  • Blog
  • Contato
    • RegistrarLogin
Dúvidas?
+55 (11) 95777 - 9998
contato@mundoe.net.br
Mundo-e - Cursos Livres - Desenvolvimento HumanoMundo-e - Cursos Livres - Desenvolvimento Humano
  • Cursos

    Todos os Cursos

    • e-Protagonista
    • Propósito
    • Talento
    • Responsabilidade
    • Resiliência
    • Comunicação Positiva
    • Criatividade
    • Planejamento
    Comunicação Positiva – (Módulo 5 | e-Protagonismo)

    Comunicação Positiva – (Módulo 5 | e-Protagonismo)

    R$297,00
    Leia mais
  • Blog
  • Contato
    • RegistrarLogin

Empreendedorismo

  • Home
  • Blog
  • Empreendedorismo
  • Stakeholder – Parte Fundamental de Projetos

Stakeholder – Parte Fundamental de Projetos

  • Postado por Mundo-E
  • Categorias Empreendedorismo
  • Data 7 de dezembro de 2019

Stakeholder, de origem da língua inglesa, une a definição do termo “stake” que significa interesse/participação/risco, e “holder” que significa possuir. Nesses termos, podemos compreender o stakeholder com o que popularmente chamamos de parte interessada. No prisma do empreendedorismo, o conceito exemplifica qual é o público estratégico de uma organização.

É importante ressaltar que stakeholders não são apenas as pessoas que possuem o interesse na compra de produtos de uma empresa, ou seja, os clientes. Muita mais que isso, muitas vezes eles podem ser acionistas ou o próprio poder público, afinal também há interesse nos impostos que regulam a economia.

Tipos de stakeholders

Existem muitos exemplos de stakeholders. Para facilitar o entendimento e identificação de cada um deles, dividimos em dois tipos: internos e externos.

Stakeholders internos

São aqueles que possuem alguma afiliação formal com a empresa. Por exemplo:

  • Colaboradores;
  • Gestores;
  • Gerentes;
  • Proprietários;
  • Acionistas.

Stakeholders externos

São aqueles que, apesar de diretamente afetados pelos projetos da empresa, não possuem afiliação com a mesma. Por exemplo:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Estado;
  • Credores e investidores;
  • ONGs;
  • Mídia;
  • Concorrentes.

Como identificar e engajar stakeholders em uma empresa ou projeto

Identificar as partes interessadas é um dos primeiros passos para planejar um projeto com excelência. O primeiro passo é identificar quem são os impactados diretamente pelo projeto ou que possuem certa influência no processo de tomada de decisão, os chamados stakeholders-chave.

Imagine que estamos tratando de um projeto de licitação para canalização de um rio. Nesse caso, os stakeholders-chave serão a comunidade que será afetada pela obra e os órgãos públicos que possuem poder de veto sobre ela.

Uma vez definido quem são os stakeholders-chave, é necessário iniciar o processo de identificação. Para isso, é possível utilizar-se de alguns passos primordiais:

1 – Liste todas as possíveis partes interessadas: o brainstorming é uma das mais efetivas técnicas para identificar partes interessadas. Nesse passo não importa o grau de interesse ou quanto o grupo pode influenciar no projeto, o objetivo é simplesmente listar todas as partes interessadas.

Nessa fase também é muito interessante a inclusão de pesquisa de mercado e benchmarking com a concorrência. Quantos mais pontos de vistas investigados, maior e melhor os dados serão na adequada definição dos stakeholders.

2 – Investigue o interesse de cada stakeholder: nessa fase é preciso considerar quais os efeitos do projeto para cada grupo listado na fase anterior. Para facilitar o processo é possível dividir uma lista em duas partes: impactos positivos e negativos do projeto. Esse processo objetiva avaliar a viabilidade do projeto, identificando de forma preventiva os possíveis obstáculos e desenvolvendo estratégias para mitigá-los.

3 – Identifique o grau de influência de cada stakeholder

: após listar todos os possíveis interessados no novo projeto, o interesse de cada um no mercado, é hora de estipular o grau de influência de um deles em seu projeto. Influência pode ser entendida como o nível de capacidade de avançar ou paralisar seu projeto, de quanto eles podem, efetivamente, intervir na eficiência da sua ideia.

4 – Classifique cada stakeholder por ordem de importância: agora que você compreende quem são os interessados, quais os interesses deles no mercado e o grau de influência de cada um, é hora de classificá-los em ordem de importância.

Os mais importantes devem ser aqueles onde os esforços de comunicação devem se focar, seja para reduzir problemas com stakeholders de alta influência e baixo interesse no projeto, ou para potencializar a colaboração daqueles que já possuem interesse no projeto.

“Só existe uma definição válida de negócio: criar um cliente” – Peter Drucker

A identificação e entendimento da importância dos stakeholders pode proporcionar uma visão muito mais ampla de cada processo de um projeto. Quando bem feitas, torna-se muito mais ágil e fácil compreender como a empresa pode melhorar em diferentes aspectos de investimento, desde de processos que podem ser otimizados até garantias de que será possível tocar um projeto adiante.

A verdade é que o consumidores estão cada vez mais exigentes, necessitando projetos e negócios socialmente e economicamente mais conscientes. É por isso que, quando identificado o stakeholder ou dezenas deles de forma preventiva, mais fácil será avaliar restrições, riscos e requisitos entrelaçados ao projeto. É assim que se prepara para decisões mais eficientes.

Conheça Nossos Cursos:

Comunicação Positiva – (Módulo 5 | e-Protagonismo) Leia mais
Aurea de Sá

Comunicação Positiva – (Módulo 5 | e-Protagonismo)

Aurea de Sá
(0 avaliação)
7
students
0
R$297,00
R$297,00
Leia mais
e-Protagonista | os 7 passos para se tornar o Dono da sua História Leia mais
Carla Weisz

e-Protagonista | os 7 passos para se tornar o Dono da sua História

Carla Weisz
(1 avaliação)
30
students
1
R$1.597,00
R$1.597,00
Leia mais
Propósito – a bússola para a sua Vida  (Módulo 1 | e-Protagonista) Leia mais
Carla Weisz

Propósito – a bússola para a sua Vida (Módulo 1 | e-Protagonista)

Carla Weisz
(0 avaliação)
9
students
0
R$297,00
R$297,00
Leia mais
Talento – Descubra o seu (Módulo 2 | e-Protagonista) Leia mais
Carla Weisz

Talento – Descubra o seu (Módulo 2 | e-Protagonista)

Carla Weisz
(0 avaliação)
3
students
0
R$297,00
R$297,00
Leia mais
  • Compartilhe:
Mundo-E

    Post anterior

    Como se Apresentar? Entenda como Combater Medos
    7 de dezembro de 2019

    Próximo post

    Governança Corporativa - As Diferentes Camadas
    12 de dezembro de 2019

    Você também pode gostar

    desafios-empreendedorismo
    Desafios do Empreendedorismo – Tendências de 2020
    9 janeiro, 2020
    governanca-corporativa
    Governança Corporativa – As Diferentes Camadas
    12 dezembro, 2019
    o-que-e-know-how
    O Que é Know How? O Que ele Representa?
    27 novembro, 2019

    Últimos Cursos

    Comunicação Positiva – (Módulo 5 | e-Protagonismo)

    Comunicação Positiva – (Módulo 5 | e-Protagonismo)

    R$297,00
    e-Protagonista | os 7 passos para se tornar o Dono da sua História

    e-Protagonista | os 7 passos para se tornar o Dono da sua História

    R$1.597,00
    Propósito – a bússola para a sua Vida  (Módulo 1 | e-Protagonista)

    Propósito – a bússola para a sua Vida (Módulo 1 | e-Protagonista)

    R$297,00
    GemMail

    Buscar

    Categorias

    • Blog
    • Business
    • Carreira
    • Criatividade
    • Design / Branding
    • Empreendedorismo
    • Liderança
    • Não categorizado
    • Protagonismo

    Guia de Currículo

    Fizemos um manual para você entrar com tudo em seu próximo emprego!

    Baixe agora o seu Guia

    Baixe o seu Guia!

    Contato

    •   contato@mundoe.net.br
    •   (11) 95777- 9998
    •   (11) 95777- 9998
    •   Rua Rio Grande, 697 - cj2. - Vl. Mariana
      São Paulo - SP

    O Mundo-e

    • Sobre
    • Blog
    • Contato
    • Seja um Instrutor

    Acesso Rápido

    • Login
    • Área do Aluno
    • Cursos

    Material de Apoio (Gratuito)

    • Teste de Preferência de Aprendizado
    • E-book: Guia do Próximo Emprego (Como montar seu currículo)

    Cursos Fechados

    • Cibra
    Logo MundoE
    • Home
    • Sobre
    • Cursos
    • Shop
    • Contato

    Mundo-e 2020 - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Rapt SEO -

    • Privacidade
    • Termos
    • Sitemap
    • Cursos

    Faça login com sua conta de site

    Perdeu sua senha?

    Ainda não é membro? Registrar agora

    Register a new account

    Are you a member? Login now