Stakeholder – Parte Fundamental de Projetos
Stakeholder, de origem da língua inglesa, une a definição do termo “stake” que significa interesse/participação/risco, e “holder” que significa possuir. Nesses termos, podemos compreender o stakeholder com o que popularmente chamamos de parte interessada. No prisma do empreendedorismo, o conceito exemplifica qual é o público estratégico de uma organização.
É importante ressaltar que stakeholders não são apenas as pessoas que possuem o interesse na compra de produtos de uma empresa, ou seja, os clientes. Muita mais que isso, muitas vezes eles podem ser acionistas ou o próprio poder público, afinal também há interesse nos impostos que regulam a economia.
Tipos de stakeholders
Existem muitos exemplos de stakeholders. Para facilitar o entendimento e identificação de cada um deles, dividimos em dois tipos: internos e externos.
Stakeholders internos
São aqueles que possuem alguma afiliação formal com a empresa. Por exemplo:
- Colaboradores;
- Gestores;
- Gerentes;
- Proprietários;
- Acionistas.
Stakeholders externos
São aqueles que, apesar de diretamente afetados pelos projetos da empresa, não possuem afiliação com a mesma. Por exemplo:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Estado;
- Credores e investidores;
- ONGs;
- Mídia;
- Concorrentes.
Como identificar e engajar stakeholders em uma empresa ou projeto
Identificar as partes interessadas é um dos primeiros passos para planejar um projeto com excelência. O primeiro passo é identificar quem são os impactados diretamente pelo projeto ou que possuem certa influência no processo de tomada de decisão, os chamados stakeholders-chave.
Imagine que estamos tratando de um projeto de licitação para canalização de um rio. Nesse caso, os stakeholders-chave serão a comunidade que será afetada pela obra e os órgãos públicos que possuem poder de veto sobre ela.
Uma vez definido quem são os stakeholders-chave, é necessário iniciar o processo de identificação. Para isso, é possível utilizar-se de alguns passos primordiais:
1 – Liste todas as possíveis partes interessadas: o brainstorming é uma das mais efetivas técnicas para identificar partes interessadas. Nesse passo não importa o grau de interesse ou quanto o grupo pode influenciar no projeto, o objetivo é simplesmente listar todas as partes interessadas.
Nessa fase também é muito interessante a inclusão de pesquisa de mercado e benchmarking com a concorrência. Quantos mais pontos de vistas investigados, maior e melhor os dados serão na adequada definição dos stakeholders.
2 – Investigue o interesse de cada stakeholder: nessa fase é preciso considerar quais os efeitos do projeto para cada grupo listado na fase anterior. Para facilitar o processo é possível dividir uma lista em duas partes: impactos positivos e negativos do projeto. Esse processo objetiva avaliar a viabilidade do projeto, identificando de forma preventiva os possíveis obstáculos e desenvolvendo estratégias para mitigá-los.
3 – Identifique o grau de influência de cada stakeholder
: após listar todos os possíveis interessados no novo projeto, o interesse de cada um no mercado, é hora de estipular o grau de influência de um deles em seu projeto. Influência pode ser entendida como o nível de capacidade de avançar ou paralisar seu projeto, de quanto eles podem, efetivamente, intervir na eficiência da sua ideia.
4 – Classifique cada stakeholder por ordem de importância: agora que você compreende quem são os interessados, quais os interesses deles no mercado e o grau de influência de cada um, é hora de classificá-los em ordem de importância.
Os mais importantes devem ser aqueles onde os esforços de comunicação devem se focar, seja para reduzir problemas com stakeholders de alta influência e baixo interesse no projeto, ou para potencializar a colaboração daqueles que já possuem interesse no projeto.
“Só existe uma definição válida de negócio: criar um cliente” – Peter Drucker
A identificação e entendimento da importância dos stakeholders pode proporcionar uma visão muito mais ampla de cada processo de um projeto. Quando bem feitas, torna-se muito mais ágil e fácil compreender como a empresa pode melhorar em diferentes aspectos de investimento, desde de processos que podem ser otimizados até garantias de que será possível tocar um projeto adiante.
A verdade é que o consumidores estão cada vez mais exigentes, necessitando projetos e negócios socialmente e economicamente mais conscientes. É por isso que, quando identificado o stakeholder ou dezenas deles de forma preventiva, mais fácil será avaliar restrições, riscos e requisitos entrelaçados ao projeto. É assim que se prepara para decisões mais eficientes.